Se você está enfrentando problemas de conexão, você pode querer limpar o seu cache DNS – um processo também conhecido como flush DNS. Neste artigo, você vai aprender os benefícios do processo e como limpar esse cache nos sistemas operacionais mais populares.
O Que é o Cache DNS?
Assim como os navegadores, os sistemas operacionais também armazenam arquivos de cache de lookups de Sistema de Nomes de Domínio (DNS), formando o que é conhecido como cache de DNS. Ele consiste em unidades de informação comprimidas chamadas registros de recursos (RR). Os RR reúnem informações sobre todos os sites que você visitou e as exibem em código ASCII.
Abaixo estão os componentes do cache DNS:
- Dados de recursos – contém a descrição de um registro, como o endereço e o nome do host.
- Nome do registro – exibe o nome de domínio da entrada DNS
- Time To Live (TTL) – o tempo de validade do registro de recurso medido em segundos
- Classe – o grupo de protocolo apropriado do recurso de registro
- Comprimento dos dados de recursos – refere-se ao valor dos dados de recurso
Quando você visita um site pela primeira vez, o sistema operacional do usuário armazena os arquivos de cache do DNS do site. Isso agiliza o processo de lookup do DNS ao transformar os domínios nos seus endereços de IP, fazendo com que as páginas da web carreguem mais rápido da próxima vez que você for visitar o mesmo site.
Motivos para Fazer o Flush DNS de Maneira Periódica
De maneira similar ao que acontece com navegadores, os sistemas operacionais também armazenam arquivos de cache, que são chamados de cache Domain Name System (DNS ou Sistema de Nomes de Domínio).
Os arquivos de cache contêm informação sobre todos os sites visitados – hostnames, endereços de IP e registros de recursos.
A maioria dos sistemas operacionais utilizam o cache DNS para reduzir a carga sobre os servidores DNS em momentos de grande tráfego. O período de validade do cache é determinado pelo Time To Live (TTL).
Contando que os arquivos de cache ainda sejam válidos, eles é que vão responder às solicitações de conteúdo, sem a necessidade de passar por um servidor DNS.
Apesar disso, o uso de arquivos de cache corrompidos ou desatualizados pode levar a erros e vulnerabilidades de segurança. Portanto, recomendamos que você faça o flush do seu DNS de maneira periódica.
Aqui estão os motivos pelos quais você deve limpar cache do seu DNS de maneira regular:
- Impedir o rastreamento das suas pesquisas — armazenar registros DNS faz com que fique mais fácil de hackers preverem o seu histórico de navegação.
- Segurança — os arquivos de cache DNS são os principais alvos para ataques de Spoofing DNS, o que coloca em risco informações sensíveis como dados pessoais e credenciais de login.
- Resolver problemas técnicos — forçar o sistema operacional a buscar dados de registro DNS atualizados pode resolver problemas de conexão e a exibição incorreta de conteúdos na web.
Maneira de Fazer o Flush DNS
Dependendo do seu sistema operacional, os passos para executar o Flush DNS podem fazer. O tutorial abaixo vai mostrar para você c omo fazer isso no Windows, no Linux e no Mac OS X.
Microsoft Windows
Primeiro vamos verificar como podemos liberar o DNS no Windows.
O método a seguir vai te permitir limpar o cache DNS nos Windows XP, Vista, 7, 8, 8.1 e 10. Você pode acompanhar o vídeo ou seguir o passo a passo que indicamos abaixo.
- Pressione as teclas Windows+R juntas para a abrir o menu “executar” e então digite cmd para abrir o console do Prompt de Comando do Windows.
- Insira o seguinte comando para limpar os arquivos de cache DNS do seu computador:ipconfig /flushdns
- Se o processo foi bem-sucedido, você deverá ver a seguinte mensagem de confirmação:
Linux
Por padrão, o Ubuntu não armazena um cache de registros DNS. Se você instalar manualmente um serviço como o name service caching daemon (nscd), os passos abaixo vai ensinar como promover o flush do cache DNS.
- Pressione as teclas Ctrl+Alt+T juntas para abrir a janela do terminal.
- Insira o seguinte comando para limpar os arquivos de cache DNS no subdiretório init.d:sudo /etc/init.d/nscd restart
Mac OS X
- Pressione a tecla F4 e então insira terminal no campo de busca do Launchpad para abrir a janela do terminal.
- Se você está usando Mac OS Sierra, X El Capitan, X Mavericks, X Mountain Lion ou X Lion insira o seguinte comando:sudo killall -HUP mDNSResponder
- Para fazer o flush DNS no Mac OS X Yosemite, use o seguinte código:sudo discoveryutil udnsflushcaches
- Se você estiver rodando o Mac OS X Snow Leopard, o comando é este aqui:sudo dscacheutil -flushcache
- Para o Mac OS X Leopard e mais antigos, insira o seguinte comando para limpar o cache DNS:sudo lookupd -flushcache
Google Chrome
Já que o Google Chrome armazena um cache de DNS separado do sistema operacional do seu computador, você terá os mesmos benefícios ao limpar o cache DNS no navegador. Isso é particularmente importante se você usa o Chrome como o seu browser principal.
Tenha em mente que este tipo de cache é diferente do cache do navegador.
Confira abaixo como fazer isso:
- Abra o Google Chrome e insira o seguinte endereço na sua barra de pesquisa:
chrome://net-internals/#dns - Na página de configurações internas da internet, selecione a opção Clear host cache (Limpar cache do host)
Conclusão
Quando você encontrar problemas de conexão ou ver páginas da internet sendo exibidas de maneira incorreta, isso pode significar que o seu sistema está armazenando registros de cache DNS corrompidos ou desatualizados.
Você pode resolver isso rapidamente ao executar o flush DNS. Se o seu problema não tiver sido resolvido, é possível checar este tutorial sobre como limpar o cache do seu navegador.
Confira nossos planos de hospedagem de Sites, planos de hospedagem para WordPress, planos Econômicos. Planos de Email Profissional e Servidores VPS. Tenha um atendimento personalizado entrando em Contato pelo Site ou pelo WhatsApp. Se você é um revendedor, confira nossos planos de revenda.