Ícone do site MeuHub

Contêineres vs Máquinas Virtuais – Qual é a Diferença?

O que são recipientes? Eles servem como sistemas operacionais para os aplicativos trabalharem, limitando a quantidade de sistemas com base nos tipos de aplicativos envolvidos. Eles são leves e não exigem tanto espaço de armazenamento quanto as máquinas virtuais.

Os contêineres implantam e executam aplicativos distribuídos sem instalar o sistema operacional completamente. Esses aplicativos poderão trabalhar juntos conforme necessário. Alguns dos recipientes mais populares incluem Janela de encaixe e Kubernetes.

Como sistemas abstratos, as máquinas virtuais fornecem aplicativos virtualmente. Os servidores são totalmente utilizados para o seu armazenamento, pois consomem uma enorme quantidade de espaço, com a capacidade total de uma máquina real sendo utilizada.

Até agora, tão complicado. Mas se você está se perguntando se deve escolher um contêiner ou uma máquina virtual, nós o ajudaremos a escolher a solução certa para suas necessidades abaixo.

Contêineres vs Máquinas Virtuais: Uma Visão Rápida de Suas Semelhanças e Diferenças

Nesta seção do nosso guia de contêineres vs máquinas virtuais, vamos comparar as principais semelhanças e diferenças:

  1. As máquinas virtuais usam hypervisors — programas projetados para executar e gerenciar máquinas virtuais. Os contêineres NÃO usam hipervisores.
  2. Com os contêineres, o dimensionamento é simples — há apenas um sistema operacional para manter e um servidor para armazenamento de aplicativos.

As máquinas virtuais, no entanto, tornam o dimensionamento um pouco mais difícil, pois a quantidade de sistemas operacionais depende dos aplicativos. Seu uso também determinará quantos servidores são necessários.

  1. É fácil desenvolver e implantar software com contêineres. Mas desenvolver e implantar software é mais complexo com máquinas virtuais.
  2. Um sistema operacional é compartilhado em contêineres, mas esse não é o caso de máquinas virtuais.
  3. Com contêineres, a maioria dos aplicativos é executada em um sistema operacional e a segurança não é controlada. Mas a segurança é controlada em máquinas virtuais e, se um sistema operacional for alvo de um invasor, todos os aplicativos da máquina virtual não serão ameaçados.
  4. O desenvolvimento de aplicativos pode ser executado de forma eficaz com contêineres, enquanto os aplicativos de suporte funcionam bem com máquinas virtuais.
  5. Os contêineres têm menos documentação, pois são novos, enquanto a documentação está disponível para máquinas virtuais.
  6. Os contêineres oferecem desempenho de maior qualidade e mais confiabilidade do que as máquinas virtuais.
  7. Quando armazenados em contêineres virtuais, os aplicativos podem ser portados facilmente. No entanto, os aplicativos não podem ser portados de uma pasta para outra tão facilmente com máquinas virtuais.
  8. Em contêineres, os recursos são provisionados facilmente. Esse não é o caso das máquinas virtuais.
  9. Você pode executar contêineres em praticamente qualquer lugar, mas as máquinas virtuais têm mais restrições sobre onde podem ser executadas.
  10. Os desenvolvedores podem testar o código antes de colocá-lo em produção com contêineres. Mas as máquinas virtuais não permitem que o código seja testado primeiro.
  11. Os contêineres são amplamente e facilmente disponíveis, mas esse não é o caso das máquinas virtuais.
  12. Os recipientes são sistema virtualizaçãoenquanto as máquinas virtuais funcionam mais como uma virtualização de hardware.
  13. Como os contêineres NÃO são completamente separados dos aplicativos restantes, eles oferecem menos segurança, enquanto as máquinas virtuais são sempre totalmente separadas.
  14. As máquinas virtuais oferecem funções de segurança e podem ser atualizadas para incluir as funcionalidades mais recentes. Os contêineres não incluem funções de segurança.
  15. Todos os aplicativos em contêineres são agrupados em um sistema e um servidor. Enquanto todos os aplicativos em uma máquina virtual são organizados em um sistema, vários servidores são usados.
  16. A perda de dados pode ser um problema com contêineres, enquanto as máquinas virtuais oferecem uma recuperação de desastres mais forte.
  17. Os contêineres fornecem gerenciamento de memória mais fraco do que as máquinas virtuais.
  18. Os contêineres são menores que as máquinas virtuais e a compatibilidade é mais forte. O tamanho das máquinas virtuais significa que elas geralmente são incompatíveis com outras máquinas.
  19. Com contêineres, a implantação é contínua e diferentes aplicativos são testados. No entanto, os testes são infrequentes com máquinas virtuais e a implantação contínua não é viável.
  20. Os contêineres criam ambientes de desenvolvimento de qualidade e são reutilizáveis. Mas o desenvolvimento de ambientes é mais difícil com máquinas virtuais e elas não podem ser reutilizadas tão facilmente.

Quebrando as principais diferenças entre contêineres e máquinas virtuais

Demos uma rápida olhada em como os contêineres e as máquinas virtuais são diferentes, mas vamos explorá-los com mais detalhes abaixo.

  1. Nenhum aplicativo de hardware ou software é necessário para contêineres, portanto, eles ocupam menos espaço de armazenamento. Mas as máquinas virtuais precisam do sistema operacional e de todo o hardware relacionado a ele no sistema virtualmente. É por isso que eles ocupam mais espaço de armazenamento e exigem maior RAM.
  2. As máquinas virtuais têm um ciclo de vida de desenvolvimento de software complicado, devido aos recursos utilizados nos contêineres e ao uso de cópias virtuais. Mas o ciclo de vida de desenvolvimento de software é mais fácil com contêineres, pois cada aplicativo é utilizado diretamente.
  3. Pode ser difícil mover máquinas virtuais de um sistema para outro por causa de suas cópias virtuais e conexões entre muitos aplicativos. Os contêineres podem ser realocados em nuvens privadas e públicas de forma mais simples, dependendo do uso.
  4. As máquinas virtuais permitem que as pastas sejam realocadas facilmente entre pastas ou sistemas em uma rede compartilhada. O mesmo vale para mover arquivos entre pastas. Copiar e compartilhar arquivos é mais difícil com contêineres, pois eles não servem como pastas de dados.
  5. Em máquinas virtuais, as cargas de trabalho podem ser centralizadas e distribuídas entre muitos recursos com facilidade. Os contêineres não podem centralizar cargas de trabalho.
  6. Os hipervisores são responsáveis ​​por manter os dados e recursos dentro das máquinas virtuais gerenciados e separados. Isso é impossível com contêineres, pois eles têm um sistema operacional para manter suas cargas de trabalho.
  7. Aplicativos e sistemas operacionais podem ser atualizados facilmente com máquinas virtuais, mas é mais difícil usar contêineres.
  8. Servidores inteiros são dedicados a aplicativos únicos com máquinas virtuais, o que leva ao desperdício de recursos e espaço. Com contêineres, um servidor pode ser utilizado para vários aplicativos por meio do compartilhamento de recursos e espaço.
  9. A quantidade de aplicativos executados em uma máquina virtual determina o número de sistemas operacionais. Mas há apenas um sistema operacional para todos os aplicativos e um servidor com contêineres.
  10. Um host diferente é necessário para contêineres quando os aplicativos precisam de um sistema operacional diferente e isso não pode ser tratado em um único servidor. Diferentes hosts NÃO são necessários com máquinas virtuais, pois cada aplicativo precisa de um sistema operacional e servidor diferente.

Conclusão

Esperamos que este guia o ajude a decidir entre contêineres e máquinas virtuais com mais facilidade. Cada um oferece vantagens e desvantagens, portanto, reserve um tempo para avaliar cuidadosamente suas opções antes de decidir.

Link Original

Sair da versão mobile