Assista ao vídeo tutorial
O Plesk para Linux oferece a capacidade de implantar aplicativos da web Ruby em seus sites. O Plesk suporta todos os aplicativos da web Ruby que usam a interface Rack ( http://rack.github.io/ ), incluindo aplicativos da web construídos nas estruturas Ruby mais populares, como Ruby on Rails ( http://rubyonrails.org/ ) ou Sinatra ( http://www.sinatrarb.com/ ).
Quando você carrega um aplicativo Ruby para o diretório do seu domínio e ativa o suporte Ruby no domínio, o Plesk detecta e registra o aplicativo. Você pode então instalar todas as gemas necessárias (pacotes de código Ruby) usando Bundler – o utilitário para rastrear e instalar as versões específicas das gemas exigidas pelo aplicativo (leia mais em http://bundler.io/ ), adicione variáveis de ambiente, edite o arquivos de configuração e reinicie o aplicativo. Para obter detalhes, consulte Gerenciar aplicativos Ruby .
Além disso, você pode gerenciar versões Ruby via CLI e executar tarefas Rake .
Para aproveitar esse recurso, certifique-se de que os seguintes requisitos sejam atendidos:
- A extensão Ruby deve ser instalada no Plesk. A extensão instala automaticamente dois componentes: suporte Ruby e servidor Phusion Passenger . Phusion Passenger é um servidor de aplicativos que permite carregar um aplicativo e atender às solicitações o mais rápido possível. Ele é instalado como um módulo do servidor da web Apache ou nginx. Você pode encontrar mais informações em ( https://en.wikipedia.org/wiki/Phusion_Passenger ).
- Os aplicativos Ruby complexos (por exemplo, os aplicativos baseados na estrutura Ruby on Rails) geralmente requerem compilação durante a instalação dos gems. Para instalar tais gemas de maneira fácil, as ferramentas especiais necessárias para construir o componente Ruby gems devem ser instaladas (para detalhes, consulte Adicionando e Removendo componentes do Plesk ). Este componente fornece as bibliotecas de desenvolvimento necessárias para a compilação das joias Ruby mais populares para garantir que o Bundler possa instalar as joias com sucesso.
- Um domínio deve ter um plano de serviço concedendo permissão de gerenciamento de suporte Ruby .
Gerenciar aplicativos Ruby
Habilite Ruby para o seu site
Para habilitar Ruby para o seu site, vá para Websites & Domains > Ruby e clique em Habilitar Ruby .
O interpretador Ruby da versão selecionada será habilitado para o seu site, e o número da versão será exibido na página Websites & Domains perto do ícone Ruby .
Implantar um aplicativo Ruby
Faça upload dos arquivos do seu aplicativo (por exemplo, usando o Gerenciador de arquivos ) da seguinte forma:
- Crie um subdiretório nomeado no diretório inicial do site, onde é o nome do seu aplicativo Ruby.
/<application name>/public
<application name>
- Carregue os arquivos do aplicativo (incluindo o
config.ru
arquivo) no diretório./<application name>
- Vá para Websites & Domains , clique em Hosting Settings e defina o valor da raiz do documento como .
/<application name>/public
Em seguida, vá para Websites & Domains > Ruby . Se Ruby estiver habilitado, o Plesk detectará seu aplicativo e a página Ruby exibirá as informações sobre ele:
As seguintes informações são exibidas:
- Versão Ruby . Esta é a versão do Ruby habilitada para o seu domínio. Você pode alterar a versão clicando no número da versão e selecionando uma das versões Ruby disponíveis.
- Modo de aplicação . Os aplicativos Ruby podem ser executados em vários modos definidos no código do aplicativo. Normalmente, os seguintes modos são usados: ‘desenvolvimento’, ‘teste’ e ‘produção’. Cada um deles tem suas características específicas. Por exemplo, o modo de ‘desenvolvimento’ produz algumas informações de depuração nos arquivos de log e o modo de ‘produção’ pode ativar o armazenamento em cache. Clique no valor do Modo de aplicativo atual para selecionar um modo diferente ou definir um modo personalizado.
- URL do aplicativo . Este é o URL do site onde o aplicativo está sendo executado. Clique no URL para abrir o site.
- Raiz do aplicativo . Este é o diretório inicial do aplicativo. Clique no link para visualizar o diretório no Gerenciador de arquivos.
- Variáveis de ambiente personalizadas . Aqui você pode definir a lista de variáveis de ambiente personalizadas para seu aplicativo. Isso pode ser usado, por exemplo, para alternar o modo de depuração ou para armazenar uma senha em uma variável em vez de codificá-la. Clique no link [especificar] para adicionar ou remover as variáveis.
- Tipo de aplicativo Ruby . O Plesk detecta automaticamente se o aplicativo foi construído usando a estrutura Ruby on Rails – neste caso, ele terá o tipo de aplicativo Ruby on Rails . Caso contrário, o tipo de aplicativo Rake será exibido.
Um aplicativo pode conter um Gemfile listando as gemas e suas versões exigidas pelo aplicativo. Nesse caso, para implantação de aplicativo, você precisa instalar essas joias usando o utilitário Bundler. Vá para Websites & Domains , clique em Ruby e, em seguida, clique em Bundle install .
Todas as gemas serão instaladas no vendor/bundle
diretório na estrutura do aplicativo.
Depois que a caixa de diálogo de progresso mostrar que a instalação foi concluída com êxito, o aplicativo será implantado em seu site e reiniciado.
Se seu aplicativo requer um banco de dados, adicione-o no Plesk (consulte Bancos de dados de sites ).
Nota: Se você precisa executar tarefas Rake com seu aplicativo por meio da interface de linha de comando e deseja usar a mesma versão do Ruby e o mesmo conjunto de gems que seu aplicativo possui, use o bundle
comando. Por exemplo: .RAILS_ENV=production bundle exec rake db:migrate
Reinicie o aplicativo
Em alguns casos, pode ser necessário reiniciar o aplicativo (por exemplo, se o aplicativo estiver sendo executado no modo de produção e uma nova versão do código tiver sido implantada). Acesse Websites & Domains , clique em Ruby e em Reiniciar aplicativo . Como alternativa, clique no botão Reiniciar aplicativo ao lado do nome do aplicativo na página Sites e domínios .
O aplicativo deve ser reiniciado se você tiver alterado seus arquivos de configuração, código do aplicativo ou adicionado ou removido variáveis de ambiente personalizadas.
Acesso aos arquivos de configuração
O Plesk fornece links rápidos para os arquivos de configuração mais usados do aplicativo. Você pode editar esses arquivos para definir configurações personalizadas. Por exemplo, você pode editar o Gemfile listando as gemas exigidas pelo aplicativo.
Para ver os arquivos de configuração do aplicativo detectados pelo Plesk, vá para Websites & Domains e clique em Ruby .
Clique no nome de um arquivo para editar seu conteúdo, faça as alterações necessárias e clique em OK .
Desativar Ruby
Para desabilitar Ruby para seu domínio, vá para Websites & Domains , clique em Ruby e, em seguida, clique em Desabilitar Ruby .