3 lições de mídia social da biblioteca Orkney

Não encontrou o que procurava? Faça uma pesquisa


É fácil presumir que campanhas de marca chamativas, reflexões de celebridades e memes do momento são a coroa nas redes sociais. Uma pequena biblioteca em uma ilha remota da Escócia – população de 22.000 habitantes – prova consistentemente o contrário.

Biblioteca e Arquivos Orkney ganhou os corações e feeds de mais de 77.000 no Twitter, incluindo celebridades e gigantes do mundo literário. O que começou como uma forma de promover a biblioteca e sua história local (afinal, ela foi fundada em 1683) cresceu em uma base de fãs global e de forma consistente cobertura positiva da imprensa, em grande parte graças às redes sociais.

“Quando começamos no Twitter, parecia uma boa coisa comunicar, mostrar o que fazíamos e falar sobre o que estava acontecendo na biblioteca”, John Peterson, assistente de biblioteca da Orkney Library & Archives que supervisiona seus esforços de mídia social, nos contou. “E provavelmente um pouco para mudar a percepção, porque as bibliotecas podem ter um estereótipo, que não é realmente como somos.”

Construindo uma sequência orgânica, um tweet de cada vez

Não há um gerente de mídia social dedicado por trás da presença online de Orkney – a equipe existente de biblioteca e arquivo moldou a estratégia desde o primeiro dia, o que contribui para seu charme.

“Muitas vezes fiquei surpreso – e confuso – com o fato de que as pessoas que fazem atividades sociais para outras organizações de bibliotecas ouvem que precisam postar 10 coisas por dia entre este horário e este horário”, disse Peterson. “Nós não operamos assim de forma alguma. Fazemos quase inteiramente à medida que avançamos. ”

A atitude não estruturada e hiperorgânica da Orkney Library em relação ao social é um claro desvio daquela de um departamento de marketing tradicional. No entanto, essa abordagem incomum é o que produz postagens que parecem genuínas, divertidas e inteligentes. A experiência no assunto da equipe de Orkney inclina-se mais literária e histórica do que a cultura da Internet, mas o conteúdo que eles postam no social combina os dois habilmente.

“Quando um colega encontra algo no arquivo do andar de cima, eles me dão um telefone e dizem: ‘Olha, acabamos de encontrar isso. Deve ser interessante. ‘ E isso pode acabar se tornando um tópico do Twitter. ”

Cada organização precisa encontrar o grau de formalidade que funciona para ela e sua estratégia. Social é um espectro, não um exercício absoluto. Mesmo as equipes com um calendário de publicação e fluxo de trabalho mais estruturados podem experimentar maneiras de trazer especialistas no assunto para o processo de criação de conteúdo ou identificar uma tendência oportuna para inspirar novas postagens.

Encontrar um jeito para o humor atrevido começa com confiança

A voz da Orkney Library nas redes sociais é uma excelente mudança em relação ao que você esperaria de uma instituição com mais de 300 anos. (Observe as piadas contínuas feitas às custas das esculturas esféricas que adornam o terreno externo da Biblioteca.)

“Se eu olhasse para as 10 maiores coisas que fizemos, provavelmente todas teriam algum elemento de humor”, disse Peterson. “Às vezes, muito disso é mau humor. Há muita ironia, coisas de piada de pai acontecendo. ”

Como todos nós sabemos ao navegar por nossos próprios feeds, é difícil dominar a comédia nas redes sociais – principalmente para contas de marca. O sucesso de Orkney começa com sutileza.

“Não precisa ser hilário. Só tem que ser um leve toque. Não precisa ser algo com uma piada ”, disse Peterson.

Para muitas equipes de marketing, escrever a cópia é apenas o primeiro passo no caminho para a criação de uma presença na mídia social conhecida pela leviandade. Para cada postagem que entra na fila de publicação, muitas vezes há dezenas de mensagens perdidas em longos processos de aprovação de mídia social.

“Posso entender perfeitamente, em uma situação hierárquica, que você não pode simplesmente deixar alguém postar livremente porque as coisas podem dar errado. Mas, ao mesmo tempo, você precisa ser capaz de confiar na pessoa que está fazendo isso para se autorregular ”, disse Peterson.

“Se eu tivesse que explicar o que estava prestes a postar para alguém, provavelmente nem me importaria em postar. Eu acho que haveria uma grande porção de ‘Eu simplesmente não entendo. Do que você está falando?’”

3 conselhos para pequenas marcas terem um grande impacto nas redes sociais

Muito parecido com um grande romance, a presença de destaque de Orkney no Twitter não se materializou da noite para o dia – é o produto de mais de uma década de esforço consistente. Para novas marcas ou pequenas organizações que buscam começar no social, considere estas três dicas da equipe da Orkney Library:

1. Fique ativo e interativo

A principal recomendação de John Peterson pode parecer simples, mas requer coragem e persistência.

“Publique regularmente. Adquira o hábito de ser uma conta ativa. ”

Social, no entanto, é uma rua de mão dupla. Envolver regularmente o seu público, seja ele consumidores ou outras empresas, é um grande passo para a construção de boa vontade e uma comunidade duradoura.

“Interaja com as pessoas, encontre pessoas fazendo as mesmas coisas. Nós nos conectamos com muitas outras bibliotecas, editoras, autores e livrarias. Mas se você estava em uma padaria, conecte-se com outras padarias para ver o que estão fazendo e o que está acontecendo naquele mundo ”, disse Peterson. “Conecte-se com empresas que talvez não estejam no mesmo setor que você, mas que sejam locais. Fazer conexões.”

2. Cuidado com o visual

Esteja você tentando fazer uma piada aterrissar ou promover um evento futuro, “mostrar” nas redes sociais é tão importante quanto “contar”.

“Qualquer tweet que você fizer, se for apenas um texto, as pessoas irão passar por ele. Eles não vão parar ”, disse Peterson. “Se tivéssemos algo a dizer, mas realmente não houvesse imagem para acompanhar, eu simplesmente usaria uma foto do lado de fora da biblioteca. As pessoas param para ver a imagem e depois leem o texto ”.

Os visuais certos não precisam necessariamente ser altamente produzidos, ou requerem uma equipe criativa completa para dar suporte. Escolha entre infinidade de aplicativos disponível para criar imagens envolventes (sem necessidade de recursos de design formal) ou comissariado conteúdo gerado por usuários para dar vida ao seu alimento.

3. Lembre-se: o tamanho não importa

A Biblioteca Orkney é a prova viva de que mesmo instituições pequenas e distantes podem competir com nomes conhecidos nas redes sociais. Não subestime o impacto ou alcance que sua marca pode ter.

“Acho que a mídia social é um grande nivelador, porque significa que o que quer que você seja, onde quer que esteja, você pode se abrir para o mundo inteiro. Pessoas em todos os lugares podem potencialmente seguir você. Você apenas tem que criar as condições para isso ”, disse Peterson.

A própria pesquisa de Sprout confirma que definir tendências ou entrar na cultura pop não é o que os consumidores consideram a marca registrada de melhores marcas da classe no social. Em vez disso, são as marcas que envolvem seu público nas redes sociais e priorizam a transparência que são vistas como verdadeiros líderes.

“Encontre o que o torna diferente de todas as outras pessoas e use-o”, disse Peterson. “Somos uma biblioteca e um arquivo, então temos coisas que muitas outras pessoas terão. Mas nós somos os únicos em Orkney e somos os únicos Orkney. ”

Em outras palavras, trate o social como um lugar para seja autêntico, mantendo-se fiel à sua missão, especialização ou até mesmo à sua localidade. Social é onde os consumidores vão para descobrir novas marcas, tendências e pessoas – causar uma primeira impressão enraizada em você real, não em uma versão fictícia.

“Nunca subestime qual será o interesse do seu público. A maioria das pessoas que veem postagens sobre nosso arquivo nunca foi a Orkney e nunca irá; provavelmente nem sempre sabem onde está. Mas todos podem se relacionar com uma fotografia antiga, um documento antigo ou um mapa antigo, e todos podem se relacionar com os livros. ”

Todo mundo adora uma história de azarão

Em meio ao enredo acelerado e frequentemente caótico que domina a mídia social, Orkney Library & Archives se destaca como um personagem pelo qual todos podem torcer (e fazem).

Quer estejam sempre atentos ao local gato Twitter ou promovendo nova programação de biblioteca, John Peterson e sua equipe encantaram leitores em todo o mundo. Além dos seguidores leais, a presença social de Orkney gerou um sério reconhecimento para a pequena biblioteca, de prêmios da indústria e visitas de autores mundialmente famosos.

“A mídia social, como todas as mídias na verdade, pode ficar muito sombria. Tudo o que você lê são notícias e política. Então, quando alguém se depara com algo que o faz sorrir em vez de fazer uma careta, acho que até isso é muito valioso. ”

Procurando mais maneiras de se conectar com seu público nas redes sociais? Aprender sete maneiras de transformá-los em evangelistas de marca.

Confira nossos planos de hospedagem de Sites, planos de hospedagem para WordPress, planos Econômicos. Planos de Email Profissional e Servidores VPS. Tenha um atendimento personalizado entrando em Contato pelo Site ou pelo WhatsApp. Se você é um revendedor, confira nossos planos de revenda.

Compartilhar:

Deixe um comentário