Esta comparação abrangente entre MariaDB e MongoDB explora ambos os DBMS em detalhes. Mas primeiro, vamos dar uma breve olhada em cada um.
MariaDB é uma solução de DBMS relacional de código aberto criada para fornecer recursos SQL para acessar os dados. MariaDB é escrito em várias linguagens – Perl, bash, C e C ++. Você pode usá-lo no Windows, MacOS ou Linux. Possui os recursos do NoSQL, agregando valor extra a um banco de dados relacional.
MongoDB é escrito em C ++, JavaScript, Python e Go. É baseado em documentos, é de código aberto e é um banco de dados NoSQL . O MongoDB armazena documentos como coleções dentro do banco de dados e é um dos mais populares disponíveis.
Quais são as principais diferenças entre MariaDB e MongoDB?
Aqui estão as principais diferenças entre MariaDB e MongoDB:
- O MongoDB pode ser o mais popular dos dois, mas o MariaDB se beneficia de melhor desempenho, segurança e disponibilidade. Ele também funciona em outros bancos de dados e é baseado em colunas. O MongoDB funciona como um serviço de nuvem e é construído com uma infraestrutura sólida – isso o ajuda a ter um bom desempenho em qualquer aplicativo com menos recursos. O MongoDB também está disponível em serviços que possuem apenas documentos na loja.
- MariaDB é compatível com Azure e tem alta disponibilidade. O armazenamento na nuvem é impressionante e a segurança é fornecida. MariaDB também é fácil de usar em sistemas e possui um serviço de nuvem que oferece uma utilização simples para desenvolvedores. O MongoDB é usado em nuvens AWS, GCP e Azure, pois pode ser integrado facilmente a qualquer serviço de nuvem. Também está disponível no sistema facilmente, mas não tem seu próprio serviço de nuvem (ao contrário do MariaDB).
- MariaDB é essencialmente um modelo de banco de dados relacional, mas MongoDB é, fundamentalmente, um armazenamento de documentos. O MongoDB funciona como um mecanismo de busca para documentos disponíveis e também como um banco de dados relacional padrão. É o melhor armazenamento de documentos quando comparado com bancos de dados alternativos no mercado. Os armazenamentos secundários do MariaDB são armazenamento de documentos e DBMS de gráfico. Há também um mecanismo de busca de gráficos, que podem ser armazenados no banco de dados.
- MariaDB fornece suporte XML para armazenamento, acesso e recuperação em formato XML. Este recurso não está disponível no MongoDB e oferece acesso apenas para documentos.
- MariaDB usa consultas SQL, o que torna o banco de dados fácil de usar com comandos SQL. As consultas SQL também são usadas no MongoDB, embora os usuários não possam trabalhar com as consultas. Eles estão disponíveis como consultas somente leitura e são usados em inteligência de negócios por meio do Conector MongoDB. Esses comandos ajudam os bancos de dados a se integrar com outros e compartilhar seus dados.
- No MariaDB, diferentes APIs são usadas para facilitar o funcionamento adequado e a disponibilidade dos dados. Isso inclui ODBC, JDBC, ADO.NET, bem como API nativa para a funcionalidade do sistema de segurança. Essas APIs habilitam o banco de dados no gerenciamento de dados e disponibilizam os dados quando um usuário requer acesso. O MongoDB não inclui uma API e usa um protocolo apenas para o formato JSON. E o MongoDB não é tão complexo quanto o MariaDB – este protocolo auxilia no gerenciamento adequado de dados.
- Ambos os bancos de dados suportam a maioria das linguagens de programação. Enquanto MariaDB não oferece suporte para Matlab e linguagens shell, MongoDB tem uma grande base para suportar todas as linguagens no sistema.
MongoDB vs MariaDB: uma tabela de comparação simples
Nesta tabela de comparação, damos um mergulho mais profundo em ambos os bancos de dados para ajudá-lo a decidir se MariaDB ou MongoDB é o certo para seus requisitos.
MariaDB | MongoDB |
Os scripts são consistentes em todo o MariaDB. Ele oferece consistência instantânea no caso de consultas com falha. | Os scripts oferecem consistência instantânea e eventual, para fazer com que os scripts disponíveis funcionem sem problemas. |
Vários métodos de particionamento estão disponíveis, incluindo fragmentação e particionamento horizontal. A fragmentação pode ser realizada com o mecanismo de armazenamento ou clusters. Isso é útil para evitar dados indesejados no sistema e para permanecer relevante para os dados necessários. | Graças aos métodos de particionamento, os documentos sempre funcionam e identificam os documentos necessários dentro do banco de dados. O método usado aqui é Sharding, e isso deixa os documentos organizados de forma eficiente. |
Métodos de replicação mestre para mestre e mestre para escravo estão disponíveis. Todos os membros de replicação têm o poder de editar dados. O banco de dados funciona de forma eficaz neste sistema. | O método de replicação mestre para escravo está disponível. Os dados não podem ser atualizados por nenhum usuário, exceto pelos servidores dentro do grupo. |
Dentro do sistema, um cache é gerenciado e a carga é verificada. Se não estiver disponível, os dados são carregados do servidor – portanto, o trabalho do banco de dados é fácil. | Como o cache não é gerenciado no sistema, os dados não são carregados dele. |
O processamento dos dados pode demorar e a facilidade de redução do mapa não está disponível. | O processamento de dados pode ser executado facilmente graças ao mapa de redução, que ajuda a processar cargas significativas de dados de uma só vez. A redução do mapa leva a resultados adequados. |
Como as chaves estrangeiras são utilizadas no sistema, os dados são vinculados de uma tabela a outra. Como resultado, é mais fácil obter dados de qualquer tabela. | Este banco de dados não usa chaves estrangeiras, o que significa que as tabelas não são facilmente vinculadas. Os dados podem ser coletados de outras tabelas se você chamá-los diretamente da tabela. |
Os níveis de transação do banco de dados são: atomicidade, consistência, isolamento, durabilidade (conceito conhecido como ACID). | O banco de dados usa conceitos ACID e isolamento de instantâneo para criar uma visão consistente dos dados disponíveis com integridade de dados. |
O MariaDB é fácil de usar para usuários com base SQL, devido ao número de consultas semelhantes e sua semelhança funcional com o SQL. Os usuários com padrões SQL terão direitos fornecidos a eles. | MongoDB não funciona como SQL, mas os usuários têm direitos de acesso com base na função do sistema. |
MongoDB vs MariaDB – Eles são suportados pelo Plesk?
MariaDB é suportado pelo Plesk tanto no Linux quanto no Windows. Para o Plesk Obsidian no Linux, você precisará do MariaDB 5.5-10.3.17. Plesk Obsidian para Windows requer MariadDB 10.3.22. No que diz respeito ao MariaDB 10.4-10.5 – Plesk Obsidian 18.0.30 ou mais recente é obrigatório no Linux e Windows.
Em contraste, o MongoDB não é compatível com o Plesk Obsidian no momento. O MongoDB pode ser instalado via Docker, no entanto, ainda deve ser gerenciado manualmente – o Plesk não tem nenhum conjunto de ferramentas para gerenciá-lo.
Resumo
Os conceitos de SQL são familiares para muitas pessoas, mas MariaDB e MongoDB tornam o sistema mais fácil de trabalhar e podem trabalhar com grandes quantidades de dados. Linguagens de programação são desnecessárias para gerenciar dados, já que MariaDB e MongoDB simplificam o uso. Consistência e disponibilidade garantem que esses bancos de dados se destaquem dos outros.
Confira nossos planos de hospedagem de Sites, planos de hospedagem para WordPress, planos Econômicos. Planos de Email Profissional e Servidores VPS. Tenha um atendimento personalizado entrando em Contato pelo Site ou pelo WhatsApp. Se você é um revendedor, confira nossos planos de revenda.