Alguns dos melhores defensores de sua marca podem ser seus próprios funcionários. Muitas vezes, quando as pessoas pensam em defensores da marca, elas podem pensar em pessoas externas, como influenciadores de mídia social. Embora isso possa ser verdade, considere o seguinte: seus funcionários conhecem sua empresa de dentro para fora e podem dar uma voz única à reputação de sua marca.
A defesa do funcionário traz muitos benefícios para a empresa e para o funcionário. Provavelmente, seus funcionários já estão nas redes sociais e falando sobre seu trabalho. Por que não aproveitar isso em um programa de defesa do funcionário atencioso que oferece uma situação ganha-ganha para todos os envolvidos?
A advocacia do funcionário é a promoção de uma marca ou empresa na qual um indivíduo trabalha.
Uma boa estratégia de defesa dos funcionários permitirá que seus funcionários:
Existem algumas maneiras pelas quais os funcionários podem se tornar defensores. Alguns nem exigem um programa formal e podem já estar em ação na sua empresa.
Enviar brindes e mercadorias é uma técnica clássica para permitir que seus funcionários espalhem a palavra. Embora seja anterior à mídia social, as postagens que compartilham brindes nas redes sociais são comuns e são outra ótima maneira de os funcionários destacarem a cultura da empresa.
Brindes úteis e bem projetados são sempre sucessos dos funcionários. Coloque um moletom aconchegante com a marca ou coloque um adesivo fofo de marca na capa do seu laptop e você estará instantaneamente, sutilmente, promovendo essa empresa.
Funcionários felizes naturalmente se tornam defensores da marca. O que significa que a cultura da sua empresa e o ambiente de trabalho precisam ser configurados de uma forma que celebre as realizações, privada e / ou publicamente.
Um exemplo clássico disso é um programa de funcionário do mês, em que um funcionário valioso recebe reconhecimento público e, às vezes, uma compensação monetária ou alguma outra recompensa. Reconhecimento do empregado Também existem programas de software onde qualquer pessoa pode enviar elogios ou recompensas a outras pessoas dentro da empresa. Mesmo começar aos poucos, como reservar algum tempo em uma reunião para reconhecimento, é um passo em direção a uma defesa mais eficaz dos funcionários.
A mídia social se tornou um componente valioso para um programa de defesa de funcionários bem-sucedido. A advocacia nas redes sociais é quando o funcionário publica sobre a empresa de uma forma positiva nas suas contas pessoais. Coordenar uma estratégia de defesa de direitos de mídia social eficaz pode envolver mais trabalho do que os outros dois tipos, mas também pode ter um alto ROI.
Em um estudo recente da Edelman Quanto à confiança do consumidor, 63% dos jovens de 18 a 34 anos pesquisados confiam mais no que os influenciadores dizem sobre as marcas do que nas próprias marcas. Quando seus clientes e funcionários já estão nas redes sociais, faz sentido utilizar este canal para advocacy.
Tanto a empresa quanto o funcionário ganham no cenário certo de defesa do funcionário.
Ter um programa de defesa de funcionários em vigor oferece muitos benefícios para a empresa e pode ser usado em conjunto com um programa de marca do empregador.
Como grande parte desse programa envolve a execução contínua por parte dos funcionários, os benefícios precisam ser substanciais. Felizmente, eles são.
Se você está começando do zero, pode parecer difícil criar seu próprio programa de defesa dos funcionários. É por isso que criamos uma lista de verificação para orientá-lo na configuração passo a passo de um programa de defesa dos funcionários.
1. Incentivar a participação
Embora benefícios como oportunidades de networking e liderança inovadora sejam bons para os funcionários, eles nem sempre são recompensadores imediatamente. Para estimular a participação no programa, ofereça vantagens e incentivos.
Em um Estudo de mídia social hoje nos métodos de reconhecimento, os dois primeiros mais bem-sucedidos foram o reconhecimento da empresa (39%) e os incentivos monetários (19%).
Esse tipo de recompensa pode acompanhar um programa como o de ser premiado com o funcionário do mês. Para recrutamento, um bônus por indicação de funcionário é comum. Você pode usar ferramentas de software de reconhecimento de funcionários para incentivar os membros da equipe a reconhecer os esforços de seus colegas, por exemplo, destacando mensagens em toda a equipe ou desenvolvendo recompensas e incentivos.
2. Incentive a autenticidade
Um relatório de referência de defesa do funcionário descobriram que as postagens nas redes sociais de funcionários que foram personalizadas geraram 64% mais engajamento do que aqueles que não o fizeram. Assim que os funcionários se sentirem confortáveis com o compartilhamento de conteúdo de marca, incentive-os a editar a cópia e colocar seu próprio toque na postagem.
Assim como a forma como a voz da marca é importante para a empresa, sua voz pessoal também é importante. Adicionar uma ou duas linhas a uma postagem incentiva a autenticidade e estabelece sua marca pessoal.
3. Fornecer treinamento
Se alguém não for uma pessoa Very Online, não se sentirá tão confortável postando nas redes sociais. Fornecer treinamento em mídia social ajuda muito a estabelecer confiança em suas habilidades.
Independentemente do tipo de programa que você escolher, você precisará treinar os funcionários sobre como navegá-lo. Como software Bambu precisará de uma introdução para que as pessoas se sintam confortáveis ao usá-lo, mas a vantagem é que todos os componentes de um programa de sucesso estão em um só lugar.
O treinamento também não para. Você vai querer avaliar constantemente o desempenho do programa, certifique-se de que está comunicar bem internamente e fazer treinamento adicional conforme necessário, especialmente conforme os recursos da plataforma evoluem e mudam.
4. Defina metas e KPIs
Como qualquer outra estratégia, você precisa estabelecer o “porquê” e o “como” do seu programa. Anteriormente, discutimos os benefícios de ter um programa de defesa dos funcionários e fornecemos recursos sobre como criar um.
Agora, é hora de determinar o que você usará para medir seu sucesso. UMA estudo de benchmark descobriram que a taxa média de adoção em todos os setores foi de 53%. No entanto, lembre-se de que essa média varia entre os setores e que você não deve esperar isso ao começar.
Outros fatores, como tamanho da empresa e caso de uso, também afetaram a taxa de adoção. Vamos explorar métricas adicionais que o ajudam a monitorar o desempenho da defesa dos funcionários.
Como medir o sucesso de seu programa de defesa de funcionários
Quando você usa ferramentas como o Bambu para defesa dos funcionários, todo o seu programa fica lá. Isso significa que, como marca, você pode fazer curadoria de conteúdo, distribuir material de marca e ficar de olho nas análises. Do lado do funcionário, você recebe sugestões sobre a marca para textos, tópicos que você pode acompanhar e conteúdo pronto para postar nas redes sociais.
Como gerente do programa de defesa do funcionário, isso significa que você também obterá insights sobre as principais métricas que ajudam a demonstrar o sucesso de seus esforços.
Aqui estão alguns dos KPIs mais significativos para a defesa dos funcionários:
Taxa de adoção
Conforme discutido anteriormente, a taxa de adoção é importante para saber o grau de sucesso do seu programa. Isso pode ser avaliado por meio de quantos convites são enviados, quantas contas são criadas e quantas estão ativas.
Participação ativa
Como profissionais de marketing de mídia social, sabemos que apenas estar em uma rede não significa que você na realidade nele. A conta está parada lá ou as ações estão sendo executadas pelo usuário?
Principais contribuidores
Algumas equipes ou pessoas estão fornecendo conteúdo interessante e recebendo muito envolvimento em torno dele? Reconheça e agradeça seus melhores desempenhos.
Alcance orgânico
O estudo de benchmark de defesa de funcionários mencionado anteriormente descobriu que o alcance médio para funcionários é de 459 conexões no LinkedIn, 433 amigos no Facebook e 772 seguidores no Twitter.
O alcance orgânico já é difícil de alcançar, portanto, dar uma olhada em como a defesa dos funcionários aumenta essa métrica deve fazer parte de seus KPIs.
Para facilitar para você, as ferramentas do Bambu geram automaticamente essas métricas para que você possa passar mais tempo fazendo refinamentos significativos em seu programa.
Engajamento orgânico
Que tipo de discussão está sendo gerada pela postagem dos funcionários? Seus seguidores estão interagindo com seu conteúdo? As pessoas se sentem mais confortáveis conversando com indivíduos online do que com uma marca sem rosto. Acompanhe como é o engajamento orgânico com o conteúdo que é compartilhado pelos funcionários.
Referências
Isso pode abranger algumas atividades diferentes. Sua estratégia de vendas provavelmente já inclui a origem de seus leads. Adicione uma fonte de referência que identifique que é de uma postagem de mídia social de um funcionário. No recrutamento, quando um funcionário indica uma possível contratação, seus nomes geralmente são documentados. E, por fim, verifique se as referências de mídia social ao seu site aumentaram desde que você iniciou o programa.
É hora de lançar seu programa de defesa dos funcionários
Você já está convencido de que precisa de um programa próprio de defesa dos funcionários? Não seja um daqueles 70% das empresas que não tem um programa em vigor. Esses programas oferecem benefícios tanto para a marca quanto para o funcionário: as marcas desfrutam de maior conscientização e mensagens controladas, enquanto os funcionários ganham recompensas e se estabelecem como líderes em sua área. Explore exemplos de programas de defesa de sucesso em ação, da AT&T à Boeing.
Inscreva-se para uma demonstração do Sprout Social hoje mesmo para uma solução completa para aproveitar ao máximo a defesa dos funcionários.
Confira nossos planos de hospedagem de Sites, planos de hospedagem para WordPress, planos Econômicos. Planos de Email Profissional e Servidores VPS. Tenha um atendimento personalizado entrando em Contato pelo Site ou pelo WhatsApp. Se você é um revendedor, confira nossos planos de revenda.