Como enviar um sitemap para o Google

Não encontrou o que procurava? Faça uma pesquisa

Search

Existem algumas tarefas importantes que você precisa fazer se quiser que o Google rastreie e classifique seu site corretamente.

Uma das mais importantes é criar e enviar seu sitemap para o Google. Isso ajuda os bots dos mecanismos de pesquisa a indexar o seu site e determinar sua relevância.

Neste guia, veremos como enviar seu sitemap ao Google, bem como algumas boas práticas que você deve seguir. Acompanhe!

O que é um sitemap?

Sitemaps detalham a estrutura e as páginas do seu site em um formato que os bots do Google entendam. Você pode usar seu sitemap para indicar hubs de conteúdo e links internos entre as páginas.

Um sitemap guia os bots pelo seu site, mostrando as páginas mais importantes. É fundamental que os bots rastreiem seu site, para que os mecanismos de pesquisa entendam para quais termos de pesquisa seu site é mais relevante.

Tipos de sitemap

Existem dois formatos comuns de sitemap:

  • XML: somente bots de mecanismos de pesquisa podem ler esse formato.
  • HTML: bots e usuários podem navegar por esses sitemaps.

Sitemaps XML indicam as páginas mais importantes do seu site para o Google e podem informar ao mecanismo de pesquisa quando seu site foi atualizado.

Atualizar regularmente seu site com conteúdo dinâmico, como posts de blog ou uma página de depoimentos de clientes, pode ajudar a aumentar sua classificação. Conteúdo atualizado indica ao Google que seu site tem mais chances de ser útil e relevante.

Gary Illyes, Chief of Sunshine and Happiness do Google, confirmou em 2019 que os sitemaps XML são a segunda fonte mais importante de URLs para os bots do Google, depois dos hiperlinks.

Sitemaps HTML são disponibilizados no site por meio de uma página específica. Eles geralmente são uma lista de links para páginas importantes do seu site. Eles são úteis para atribuir PageRank por todo seu domínio, pois aponta para páginas com menos links internos.

Confira nossos guias sobre Sitemaps XML e Sitemaps HTML para saber mais sobre cada formato.

O que é o Google Search Console?

O Google Search Console ajuda a rastrear o status de indexação do seu site e melhorar sua visibilidade.

Você pode usá-lo para enviar seus sitemaps para que o Google saiba como rastrear seu site. Importante dizer que os bots provavelmente rastrearão seu site em algum momento, mas enviar um sitemap acelera o processo.

Você também pode usar o Search Console para:

  • Analisar seu site para descobrir erros;
  • Testar a usabilidade mobile;
  • Otimizar o conteúdo com dados gerados pelo Search Analytics.

Como enviar um sitemap para o Google

Para começar, você precisa de uma conta do Google.

1. Faça login ou crie uma conta do Google Search Console:

Como enviar um sitemap para o google - abrindo uma conta no google search console

2. Adicione seu site:

Como enviar um sitemap para o google - adicionando proporiedade google search console

3. Selecione “Sitemaps”:

opção sitemaps no google search console

4. Remova todos os sitemaps inválidos ou desatualizados:

removendo sitemaps inválidos ou desatualizadosno google search console

5. Adicione um novo sitemap:

adicionando novo sitemaps no google search console

Usando a ferramenta de Auditoria do Site

Você pode usar a ferramenta Auditoria do site para gerar um relatório sobre suas páginas rastreadas. No relatório Rastreabilidade na aba Visão Geral, você pode ver um gráfico com as páginas no seu sitemap em comparação ao número de páginas que os bots conseguiram rastrear:

gráfico de páginas rastreadas na ferramenta auditoria do site

Você também pode usar a ferramenta para localizar e corrigir problemas que podem afetar a capacidade de rastreamento do seu site. Essa ferramenta inclui mais de 120 verificações de SEO técnico e On-page.

Alguns problemas que podem afetar a rastreabilidade do seu site incluem:

  • Bloqueio com Robots Meta Tag: se você tiver uma página em construção, sazonal ou que possa afetar a classificação de outra página, pode impedir que os bots a rastreiem.
  • Links “Nofollow”: os rastreadores indexarão a página, mas os links nela não serão rastreados.
  • Links internos quebrados: se você moveu páginas ou criou um link para uma página que não existe mais, os bots do Google não poderão mais rastreá-la.
  • Erros do servidor: se o seu servidor estiver inacessível ou apresentar um erro quando os robôs tentarem rastreá-lo, isso poderá afetar a capacidade de rastreamento do seu site.

Depois de executar uma auditoria com a ferramenta, você pode ver uma lista de todos os erros do site na guia Problemas:

lista de erros na ferramenta auditoria do site

Você pode ler mais sobre como corrigir problemas de rastreabilidade.

Perguntas frequentes sobre sitemaps

Preciso enviar um sitemap para o Google Search Console?

Você deveria, mas não precisa. Os bots do Google irão rastrear seu site eventualmente; enviar um sitemap apenas acelera o processo.

Antes de enviar, certifique-se de que seu sitemap reflita o que está atualmente no seu site.

Não envie seu sitemap se tiver links quebrados, imagens ausentes ou páginas órfãs. Fazer uma auditoria no seu site ajuda a encontrar e corrigir esses erros.

E se o sitemap tiver erros?

Se você enviar erros no sitemap, precisa resolvê-los o mais rápido possível para evitar que isso prejudique sua classificação.

O que devo colocar no meu sitemap?

Você deve usar seu sitemap para indicar páginas ou elementos importantes do seu site para os mecanismos de pesquisa. Determine as páginas mais importantes e inclua-as no sitemap.

Outras boas práticas:

  • Priorize páginas dinâmicas: posts e outros conteúdos que forem atualizados devem ser incluídos no seu sitemap. Páginas mais estáticas – como uma página de contato, por exemplo – não devem ser priorizadas.
  • Categorize seu conteúdo: agrupe conteúdos semelhantes. Se não for relevante, deixe-o de fora.
  • Não inclua URLs “noindex”: essas são as páginas que você não quer que sejam rastreadas. Incluir essas páginas pode gastar seu orçamento de rastreamento e impedir que o Google rastreie seu site.

Devo usar mais de um sitemap?

O uso de diferentes sitemaps pode ser útil se você tiver um site grande. Os arquivos de sitemap não podem ter mais de 50 mil URLs ou 10 MB.

Grandes sites de varejo, por exemplo, geralmente têm muitas páginas de produtos e categorias. Bastam alguns posts do blog e muitos links internos para atingir o limite de URLs.

Nesses casos, empresas maiores utilizam sitemaps para suas páginas de produtos, páginas de categorias e seu site principal.

Mesmo que seu site tenha menos de 50 mil URLs, mais sitemaps podem fazer com que seu site seja rastreado de forma rápida e completa.

Você também pode usar sitemaps para agrupar conteúdo relevante para tentar classificar melhor no Google. Por exemplo: se você tiver um blog com diferentes autores, criar um sitemap para os conteúdos de cada autor pode ajudar a classificar melhor as palavras-chave que incluem os nomes deles.

Se você usar vários sitemaps, precisará criar um arquivo de índice de sitemaps. Esse arquivo direciona os rastreadores do Google para cada seção do seu site.

Resumindo…

Sitemaps são fundamentais para sua estratégia de SEO. Por isso, não deixe de criar o seu. Tanto o formato XML quanto HTML têm suas vantagens, então analise qual deles atende melhor suas necessidades.

Enviar seu sitemap para o Google, embora não seja obrigatório, pode acelerar o processo de rastreamento e indexação do seu site.

Fonte

Compartilhar: