Como Usar Hospedagem Git Remota com Plesk

Não encontrou o que procurava? Faça uma pesquisa

Search

Apresentando o Plesk

Plesk é um software de hospedagem na web e automação de data center. Ele tem um painel de controle de hospedagem projetado para provedores de serviços de hospedagem de varejo baseados em Windows e Linux.

O Plesk modelo de gerenciamento de usuário acomoda dedicada e compartilhado hospedagem. Os administradores de servidor podem configurar novos sites e contas de revendedor. Eles também podem editar e criar entradas DNS por meio de uma interface online.

As principais características do Plesk incluem automação e gerenciamento de: nomes de domínio; Aplicativos da web; contas de e-mail; bancos de dados e tarefas de infraestrutura para fornecer um ambiente pronto para código e segurança de ponta em todos os sistemas operacionais e camadas.

Apresentando Git

Git é o sistema de controle de versão mais amplamente usado. Ele rastreia todos os ajustes feitos nos arquivos, fornecendo um registro detalhado das edições. Você está livre para restaurar as versões anteriores conforme necessário.

A colaboração também é mais simples: as alterações feitas por vários usuários podem ser combinadas em uma única fonte.

O Git pode funcionar bem para você, quer você escreva código para seu próprio uso ou opere em uma equipe. Ele é executado localmente, enquanto seus arquivos e seus respectivos históricos permanecem em seu computador. Você pode tirar proveito de hosts baseados na web (por exemplo, Bitbucket ou GitHub) se você deseja armazenar uma cópia de arquivos e históricos de revisão online também.

Você achará mais fácil colaborar com os desenvolvedores quando tiver um espaço localizado centralmente para fazer upload e download de alterações. O Git pode combinar essas mudanças automaticamente, permitindo que dois usuários se concentrem em áreas separadas no mesmo arquivo, sem perder seus respectivos trabalhos.

Como o Plesk e o Git funcionam juntos?

O Plesk pode ser integrado ao Git (o sistema de gerenciamento de código-fonte mais comumente usado para desenvolvedores) facilmente. Repositórios Git podem ser gerenciados e sites podem ser implantados a partir deles em diretórios públicos específicos. Pode ser um transporte valioso para a publicação inicial e atualizações futuras.

Esteja ciente, entretanto, que este recurso não é compatível com as instalações do Plesk executadas no Windows Server 2008.

Siga estas etapas se quiser começar a trabalhar com o Git:

  1. Instale a extensão Git no Plesk
  2. Faça um domínio no Plesk com um plano de serviço que permite o Gerenciamento Git permissão.

Você pode adicionar dois tipos de repositórios Git no Plesk. Sua escolha irá variar dependendo da situação:

  1. Aproveitando um repositório local em sua estação de trabalho. Neste cenário, você transfere as edições para o Plesk de seu repositório local. O Plesk então implantaria esses ajustes em seu site. Você pode encontrar mais neste guia para usando repositórios locais.
  2. Aproveitando a hospedagem Git remota. Esta situação pode se aplicar se você já trabalha com um repositório remoto no BitBucket ou GitHub. Você deve transferir as edições para o repositório remoto e o Plesk irá retirá-las do repositório remoto. Eles seriam então implantados em seu site. Você pode encontrar mais em este guia cobrindo hospedagem Git remota.

Depois de habilitar os repositórios Git em seu domínio, você verá uma lista de repositórios criados na página do domínio. O nome, branch atual e caminho de implantação para cada repositório serão incluídos.

O Implantar O botão próximo ao nome do repositório permite que você implante arquivos de um repositório (quando a implantação manual é configurada). Você pode acertar o Puxe atualizações botão se você deseja reunir as alterações do repositório remoto.

Como usar hospedagem Git remota

Isso pode se aplicar se você trabalhar com um repositório remoto em GitHub ou BitBucket já.

Você deve transferir as alterações para este repositório remoto. O Plesk iria pegá-los e implantá-los em seu site.

Como clonar um repositório Git

Você pode clonar um repositório remoto para fazer um repositório Git. Faça o seu caminho para Sites e Domínios, então aperte Git. Você pode clicar no Adicionar Repositório botão se você já criou repositórios Git para o seu domínio. Você verá uma tela para fazer um novo repositório.

A primeira coisa a fazer é escolher o local em que seu código será armazenado. Neste caso, escolha Hospedagem Git remota como GitHub ou BitBucket.

Repositório Git Remoto. Insira o caminho para seu repositório remoto no GitHub ou BitBucket (em SSH ou HTTPS). Não há suporte para autenticação HTTP / HTTPS, portanto, você só pode usar o protocolo HTTP / HTTPS se um repositório não precisar ser verificado.

Se você usa um repositório Git privado, você precisa verificar com uma chave SSH criada pelo Plesk. Você pode verificar este guia para usando conexão SSH para mais.

Defina o seguinte no Seu site seção:

  • O modo de implantação: Implantação automática é usado por padrão. Com isso habilitado, as alterações enviadas ao repositório Git são implantadas no site de produção automaticamente. Se você quiser ajustar o modo de implantação, acesse o implantado automaticamente link e escolha outra opção no Modo de implantação janela que é aberta. Se você escolheu Implantação manual, você deve implantar arquivos do repositório Git em sua hospedagem manualmente. Quando você opta por Sem implantação, os arquivos não serão implantados no site de produção. Você pode usar isso para armazenar e trocar código, entre outras coisas.
  • Um diretório de destino para a publicação de arquivos Git em seu site. O diretório / httpdocs será utilizado, embora você possa alterná-lo para um diretório diferente existente clicando no nome do diretório pretendido.

Clique OK e o Plesk tentará clonar o repositório remoto após conectar-se a ele. Assim que a caixa de diálogo de progresso revelar que a clonagem foi bem-sucedida, o novo repositório será mostrado no Git página.

O novo repositório será apresentado em Sites e domínios> Git. O nome do repositório remoto será utilizado como um nome de repositório Git, embora você possa alterar seu nome posteriormente. Para saber mais, visite a seção dedicada a renomear ou remover um repositório.

O repositório que foi criado será um clone do repositório remoto e pode ser aproveitado para coletar alterações antes de serem implantadas no diretório de destino.

Como usar a conexão SSH

Você pode se conectar ao repositório Git remoto com SSH. Nessa situação, ao adicionar um novo repositório, defina a URL do repositório remoto no formato SSH. O Chave pública SSH A caixa será exibida, assim como a chave pública SSH que o Plesk gerou automaticamente.

Antes de clicar no OK botão, você deve adicionar a chave SSH às configurações do repositório Git remoto. Veja a documentação que cobre como adicionar uma chave SSH para GitHub e BitBucket.

Como extrair e implantar arquivos

Depois de confirmar os arquivos do seu site e enviá-los para o repositório remoto, você deve ir para Sites e Domínios. Em seguida, acerte o Puxe atualizações botão posicionado ao lado do nome do repositório. O repositório Git clonado recuperará as alterações do repositório remoto.

As informações de commit mais recentes estão disponíveis em Sites e domínio> Git.

Plesk utiliza o Implantação automática modo como padrão. Depois que um arquivo for enviado para o repositório, ele será implantado no diretório de destino imediatamente. Você pode desligar esse modo se precisar.

Como ajustar ramificação ou caminho

Implantação de uma nova filial

É normal trabalhar com vários branches em um único repositório, e apenas um branch pode estar ativo a qualquer momento. O mestre ramificação será utilizada para implantação como padrão.

Se você deseja adicionar um novo branch, você deve fazê-lo em seu repositório remoto antes de começar a extrair as alterações.

Em seguida, escolha qualquer número de ramos ativos no Plesk. Navegar para Sites e domínios> Git, e então aperte Alterar ramo e caminho. Escolha o nome da filial no Galho menu na janela aberta.

Depois de selecionar um novo ramo, clique OK e o Plesk mostrará a nova ramificação ativa.

Alterar o caminho de implantação

O diretório / httpdocs é utilizado para publicar arquivos Git em seu site por padrão. Para ajustar o caminho de implantação, vá para Sites e domínios> Git. Em seguida, clique no Alterar ramo e caminho link. Escolha o novo diretório na janela aberta.

Como escolher um modo de implantação

Você pode escolher um modo de implantação para o seu repositório facilmente. Navegar para Sites e domínios> Git. Acertar Configurações do repositório e escolha uma das seguintes opções em Selecione o modo de implantação:

  • Implantação automática: Escolha esta opção se preferir que todas as alterações sejam implantadas no site de produção imediatamente.
  • Implantação manual: Os arquivos precisarão ser implantados manualmente. Para fazer isso, clique no Implantar do Repositório botão em Sites e domínios> Git. Os arquivos podem ser implantados manualmente clicando no Implantar botão ao lado do nome do repositório em Sites e Domínios.
  • Sem implantação (hospedagem de repositório): Não haverá implantação de arquivos no site de produção. Esta opção pode ser útil se você usar um repositório Git para armazenar e trocar código.

Como usar webhooks para efetuar pull automaticamente

Webhooks podem ser usados ​​para configurar seu repositório remoto para enviar notificações do Plesk sobre eventos específicos (como enviar arquivos para o repositório). Você pode encontrar mais informações sobre gerenciamento de webhook no GitHub ou BitBucket na documentação oficial.

URLs de webhook são feitos para um repositório automaticamente. Você deve clicar Configurações do repositório se você quiser ver o URL do webhook.

Copie e adicione o URL do webhook ao seu repositório remoto. Configure-o para ser ativado no caso de ocorrer um push para o repositório. Com isso em vigor, o Plesk será notificado sempre que um arquivo for enviado para o repositório remoto. Os arquivos serão puxados automaticamente, negando a necessidade de acertar o Puxe atualizações botão.

Se uma implantação automática for configurada para um repositório, esses arquivos extraídos serão implantados no site instantaneamente.

No entanto, o webhook pode falhar quando chamado através do protocolo HTTPS se o Plesk foi protegido com um certificado autoassinado. Isso é resultado de problemas de handshake SSL / TLS. Especifique o protocolo HTTP no URL do webhook, se for esse o caso.

Como ativar opções extras de implantação

A publicação de arquivos não será adequada para completar a implantação de um site em muitas situações. Por exemplo, quando uma estrutura como Ruby on Rails é usada, pode ser necessário executar uma tarefa de migração de dados após a implantação, usando um comando como este: bin / rails db: migrate.

O Plesk oferece a opção de especificar um ou mais comandos extras que serão executados sempre que os arquivos forem implantados no site. Navegar para Sites e domínios> Gite clique em Configurações do repositório. Escolher Habilitar ações adicionais de implantaçãoe, em seguida, insira um ou mais comandos de shell. Eles serão executados sempre que ocorrer a implantação do conteúdo do repositório. Você deve inserir cada comando individual em uma linha nova.

Porém, esteja ciente de que um ambiente chroot será usado para executar comandos específicos no Linux, se o acesso SSH for proibido para o usuário do sistema do domínio. O diretório inicial do usuário do sistema da assinatura será usado como raiz do sistema de arquivos dessa assinatura. Nenhum arquivo executável fora da jaula chroot será executado.

Portanto, se o caminho para seu site fosse /var/www/vhosts/example.com/httpdocs em um ambiente chroot, o caminho seria ./httpdocs. Você não conseguiria executar comandos fora de um nível acima do diretório / httpdocs.

Como visualizar registros de commits

Se você quiser ver todo o histórico de commits para o ramo atual, visite Sites e domínios> Git. Em seguida, clique no Commit Logs link. Esta informação será apresentada para cada commit:

  • identificador único
  • Tempo
  • nome do usuário
  • enviar mensagem

Para atualizar o log de commits, pressione Atualizar.

Os logs de confirmação podem ser filtrados por qualquer parâmetro. Por exemplo, você pode ver todos os commits realizados por um usuário específico começando em uma data específica. Clique no botão “seta para baixo”, insira os parâmetros de pesquisa relevantes e clique Procurar.

Como alterar o nome de um repositório ou removê-lo

Um repositório pode ser renomeado a qualquer momento. Por exemplo, você pode optar por renomear um repositório de website-dev para local na rede Internet uma vez que o desenvolvimento foi concluído, para evitar confusão potencial. Faça o seu caminho para Sites e domínios> Git e acertar Configurações do repositório. Insira o novo nome no Nome do repositório caixa.

O que você deve fazer se quiser retirar o repositório? Clique no Repositório Remoto link no Git tela. O Plesk retirará o repositório, mas o diretório de destino com os dados publicados permanecerá o mesmo.

Autor: Elvis Plesky Fonte: https://www.plesk.com/blog/various/using-remote-git-hosting-with-plesk/

Confira nossos planos de hospedagem de Sites, planos de hospedagem para WordPress, planos Econômicos. Planos de Email Profissional e Servidores VPS. Tenha um atendimento personalizado entrando em Contato pelo Site ou pelo WhatsApp. Se você é um revendedor, confira nossos planos de revenda.

Compartilhar: